Metal Duro : Saiba Mais

///Metal Duro : Saiba Mais

Metal Duro : Saiba Mais

O metal duro é um material empregado para a produção de ferramentas e componentes resistentes ao desgaste. Entre os produtos fabricados em metal duro existem: insertos de torneamento e fresa; lâminas circulares de corte; moldes de embutimento; rolos de laminação para conformação a frio; máquinas de trefilação; punções e matrizes para o corte de lâminas metálicas; sustentações mecânicas e vários componentes de válvulas;  talhadeiras e perfuradores para a indústria de mineração;  facas, lâminas de formão e rolos de corte para a indústria de madeira e papel; bisturis e fresas para aplicações biomédicas e ortodontológicas. Em particular, a empresa Hardy Metalúrgica produz matrizes para a conformação a frio dos metais.

As propriedades que rendem o metal duro um material interessante para a fabricação destes produtos derivam da sua estrutura . O metal duro é um material composto, constituído de parcelas de carbureto de tungstênio ligadas por uma matriz metálica a base de cobalto. O carbureto de tungstênio concede ao material uma elevada dureza, superior àquela dos aços para ferramentas, enquanto a matriz metálica garante uma maior tenacidade que aquela dos materiais cerâmicos .

As características do metal duro podem variar em função da sua composição .Aumentando a porcentagem de cobalto, aumenta a tenacidade e diminui a dureza e vice-versa. E paridade ao conteúdo de cobalto, a dureza do material pode ser aumentada reduzindo a dimensão das partículas de carbureto de tungstênio. Outros carburetos podem ser encontrados na composição de metal duro como aditivos: carbureto de titânio, carbureto de tântalo, carbureto de nióbio e carbureto de vanádio. O cobalto pode ser substituído totalmente ou parcialmente pelo níquel, quando é necessário que o metal duro tenha também propriedades de resistência à corrosão. Hardy Metalúrgica produz metal duro constituído por carbureto de tungstênio, cobalto e pequenas quantidades (1 – 2%) de carbureto de tântalo.

By | 2018-03-27T12:20:43+00:00 Março 20th, 2018|Categories: Creative, Novidades|Tags: , , , , , , |0 Comments

About the Author:

Leave A Comment